Se você é um verdadeiro amante da culinária italiana, com certeza já ouviu falar do Carbonara (ou pasta alla Carbonara). Esse prato é um clássico da gastronomia da Itália e é feito com poucos ingredientes, mas o resultado final é simplesmente delicioso.
Reunimos aqui os 10 mandamentos do Carbonara, adaptados de uma versão “romanesca” muito bem humorada para entender as particularidades desse prato e prepará-lo do melhor jeito possível.
A receita tradicional do Carbonara que publicamos em nosso artigo é feita com macarrão espaguete, guanciale, queijo pecorino, ovos e pimenta-do-reino.
Embora a receita pareça simples, existem alguns mandamentos que devem ser seguidos à risca para que o prato fique perfeito.
1. USE SEMPRE O GUANCIALE
Usa sempre er guanciale. Si volevamo er bacon annavamo in America.
Usar sempre o guanciale (bochecha do porco). Se quisessemos o bacon iríamos para os EUA.
Sim, o Guanciale é a única carne que deve ser utilizada nessa receita. O guanciale é um corte de carne suína que é feito a partir das bochechas do porco, sendo um ingrediente essencial para o Carbonara por ser ele quem dá sabor ao prato.
O verdadeiro Guanciale italiano que fazemos na ColdSmoke deve ser maturado assim como uma Copa, Salame ou Presunto Cru, jamais defumado e jamais cozido.
“Mas e o bacon?”, você deve estar se perguntando. A verdade é que o bacon tem de ficar de lado nesse momento, porque o sabor do Carbonara não será o mesmo com essa alternativa.
2. NADA DE PARMESÃO, APENAS PECORINO
Niente parmigiano, solo pecorino. Chi dice metà e metà c’ha qualcosa da nasconne.
Nada de parmigiano, somente queijo pecorino. Quem diz meio a meio tem algo a esconder.
O queijo pecorino é um queijo de ovelha italiano que tem um sabor forte e salgado. Ele é o queijo perfeito para usar no Carbonara, já que é capaz de complementar o sabor do guanciale.
Segundo o ditado italiano “Quem fala pra usar metade de parmesão e metade de pecorino tem algo a esconder”. Sabemos que o Pecorino é um queijo mais difícil de encontrar do que o parmesão e geralmente tem um valor mais elevado, o parmesão pode ser usado como uma alternativa, mas não é a escolha tradicional.
3. CUIDADO PARA NÃO COZINHAR OS OVOS
Nun coce l’ovo. Mejo n’infezione che na frittata.
Não cozinhe o ovo, melhor uma infecção do que uma fritada.
Lembre que essa é uma versão bem humorada! Por mais que sempre busquemos pela melhor experiência gastronômica, segurança em primeiro lugar.
Muitas receitas de Carbonara pedem que o ovo seja cozido, mas essa não é a maneira tradicional de fazer o prato.
Embora o ovo ou gema sejam adicionados crus a mistura com o queijo, pimenta do reino e gordura, a temperatura de segurança de cozimento do ovo é de 70ºC, portanto ao juntar essa mistura ao macarrão bem quente mais umas conchas de água fervente e misturar bem, o ovo é plenamente cozido e ficando totalmente seguro.
Pode ficar tranquilo porque o ovo preparado dessa forma não promove nenhum tipo de prejuízo à saúde, tampouco fica com gosto ou cheiro de ovo crú.
Também não é necessário deixar o fogo ligado enquanto mexe o macarrão com essa mistura, é aí que geralmente o pessoal erra e acaba coagulando os ovos, virando uma fritada de ovos.
4. NEM ALHO, NEM CEBOLA
Niente ajo e niente cipolla, nun stai a fa er ragù.
Nada de alho e cebola, você não está fazendo ragú.
A beleza está na simplicidade! O Carbonara é realmente um prato simples que não precisa de ingredientes adicionais. A melhor recomendação é não adicionar alho ou cebola à receita, uma vez que os dois vão interferir no sabor original do prato. Deixe esses para refogados e o ragú.
Utilizar ingredientes originais e de boa qualidade como nosso Guanciale Maturado e o KIT com a seleção que fazemos com o Pecorino e Macarrão de Grano Duro que encontra em nosso site, já é uma experiência gastronômica inesquecível que seu paladar irá te agradecer.
Lembre-se sempre: você não está preparando um molho qualquer e sim uma receita tradicional que qualquer italiano respeita como se fosse religião, então é melhor seguir à risca quem é mundialmente respeitado nesse assunto tão delicioso!
5. GORDURA SOMENTE A DO GUANCIALE
Nè ojo, nè buro, nè strutto. Hai da fa’ spurgá er guanciale.
Nem óleo, nem manteiga e nem banha. Tem que fazer derreter a gordura do próprio Guanciale.
Ao cozinhar o guanciale, não é necessário acrescentar nenhum outro tipo de gordura na panela. O guanciale já tem gordura suficiente para cozinhar o prato.
Por aqui, quando fazemos Carbonara, sempre começamos pelo Guanciale! Pode cortar em fatias, cubos ou tirinhas, coloque tudo em fogo baixo e vá mexendo sempre. Após começar a soltar a gordura, chega uma hora que ela cobre o Guanciale e o frita praticamente por imersão, garantindo a crocância mas sem o risco de queimar ou amargar.
Quando o Guanciale estiver dourado, retire e reserve para finalizar o prato. Aguarde a saborosa gordura esfriar para adicionar aos ovos. Se jogar ela muito quente pode fritar os ovos, cuidado!
Leia este artigo também: Como Preparar Uma Tábua de Frios Deliciosa
6. NADA DE OUTRAS VARIEDADES DE PIMENTA
Niente peperoncino. In Calabria ce vai st’estate.
Nada de pimenta vermelha calabresa. Para a Calábria você vai no verão.
A pimenta-do-reino ou também conhecida como pimenta preta, é a única variedade de pimenta que deve ser usada no preparo do Carbonara.
Acredite: não é preciso colocar nenhum outro tipo de pimenta, como caiena, calabresa, páprica e afins. Se você quiser um sabor ainda mais picante, é só adicionar uma quantidade maior de pimenta-do-reino, mas sempre em grãos e moída na hora para a melhor experiência!
7. NÃO USE NENHUM TEMPERO ALÉM DA PIMENTA-DO-REINO
Non usare altre spezie al di fuori der pepe. Si nun te sta bene vai a cena dall’indiano.
Não use outros temperos fora a pimenta do reino em pó. Se pra você não está bom, vai jantar no restaurante indiano.
Esse ditado engraçado cita a culinária indiana, famosa pois chega a utilizar dezenas de especiarias diferentes em algumas receitas e que são geralmente bem picantes.
É indicado não usar temperos diferentes no Carbonara, como ervas e especiarias que acompanham outros pratos do dia a dia.
No caso de o sabor não estar bom o suficiente ou picante de menos, você pode precisar ajustar a quantidade de sal ou pimenta-do-reino. Se ainda assim não estiver bom, somente as comidas indianas e mexicanas vão satisfazer o seu paladar.
8. O CRIME DO CREME DE LEITE
Chi mette ‘a panna dovrebbe annà in galera.
Quem coloca o creme de leite deveria ser preso.
O creme de leite é um ingrediente que jamais deve ser colocado no Carbonara e isso pode ser considerado como um crime culinário dentro da gastronomia italiana.
A receita tradicional do Carbonara nunca leva creme de leite e a adição deste ingrediente pode descaracterizar completamente o sabor original do prato.
Algumas pessoas o utilizam para manter o molho bem cremoso por mais tempo, já que o queijo e ovos tendem a endurecer após esfriar. Carbonara deve ser servido na hora do preparo, para se manter bem cremoso.
Surgiu um imprevisto e atrasou para servir? Adicione um pouco mais de água fervente da mesma panela que cozinhou a massa e mexa bem novamente. Por isso, sempre recomendamos que o macarrão não seja escorrido, e sim retirado com um pegador culinário. Mantenha aquela água quente na panela até garantir que todos foram bem servidos!
9. “CARBONARA” E “VEGANO” NÃO EXISTE
Nun dì mai ‘carbonara’ e ‘vegana’ nella stessa frase.
não diga nunca ‘carbonara’ e ‘vegana’ na mesma frase.
Como o Carbonara é um prato que leva carne, queijo e ovos no seu preparo, ele logicamente não é uma opção de refeição vegana.
Existem muitas combinações incríveis de massas apenas com legumes, porém é outro nome, outra receita!
Se você é vegano, saiba que existem outras opções deliciosas na culinária italiana que vão atender melhor as suas vontades.
10. ESCOLHA SEU TIPO PREFERIDO, SÓ NÃO ESTRAGUE O PONTO
Bucatini, fettuccine, spaghetti, rigatoni, penne, tagliatelle, linguine, pappardelle. Va bene tutto, basta che non fai scoce ‘a pasta.
Vários tipos de pasta podem ser usadas: basta que você não “arrebente” o ponto.
O espaguete ainda é o mais indicado para ser usado no preparo do Carbonara, mas outros tipos de macarrão também vão bem nesta receita, como por exemplo o bucatini e rigatoni.
O importante é que a massa não seja “arrebentada”, que é quando se deixa passar do ponto no cozimento, ela fica tão mole que se parte. Evitar isso ajudará bastante na hora de mexer vigorosamente o macarrão com a mistura de ovos e queijo, para evitar que a massa se destrua.
Por isso também recomendamos que as massas, sobretudo as mais compridas como spaghetti, sejam de Grano Duro, produzidas com uma espécie diferente de trigo: o Triticum durum. A diferença é que este trigo possui mais de glúten e proteína, gerando uma massa mais firme e maleável que a massa comumente consumida no Brasil.
Seguindo esses 10 mandamentos, nós garantimos que além de preparar um Carbonara perfeito, também evitará que a Polícia Culinária Italiana bata a sua porta ou pior, que a Nonna te bata com o rolo de macarrão!
Prepare o seu Carbonara com os produtos da ColdSmoke
Para preparar o Carbonara utilizando produtos de qualidade excepcional, a melhor opção é adquirir o Kit O Verdadeiro Carbonara da ColdSmoke.
Neste kit, estão inclusos os seguintes ingredientes:
– Pacote com 200g de Guanciale Maturado ColdSmoke;
– Pacote com 500g de Spaghetti Grano Duro importado da La Molisana;
– Pacote com aproximadamente 200g de Queijo Pecorino Artesanal RIMA.
Com esses produtos, você consegue preparar um Carbonara que rende facilmente até cinco porções generosas. Além disso, o kit acompanha a receita e o modo de preparo para te guiar na cozinha.
Não perca tempo e garanta o seu Kit O Verdadeiro Carbonara da ColdSmoke para trazer a culinária italiana para a sua cozinha. Clique aqui e confira.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam conhecer os 10 mandamentos do Carbonara.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da ColdSmoke, produzimos sobre Carbonara, receitas, charcutaria e outros assuntos relacionados.