O Carbonara é um molho muito famoso que acompanha o macarrão em uma receita prática de se fazer e ao mesmo tempo super sofisticada, devido ao visual que o prato tem depois de pronto.
As pessoas que gostam de cozinhar costumam procurar receitas requintadas porém fáceis de preparar com o objetivo de diversificar o cardápio para a família, e é justamente nessa busca em que o macarrão à Carbonara se mostra como uma ótima escolha.
Para muita gente, o Carbonara é o prato que mais agrada ao paladar, mas existem algumas particularidades na hora de preparar a receita para que ela fique de dar água na boca e no ponto certo.
Preparamos este artigo para que você conheça a receita original do famoso Carbonara e saiba como preparar este prato para sua família e seus amigos. Esperamos que o conteúdo seja útil e que você aproveite a leitura.
A história do Carbonara
Acredita-se que o Carbonara tenha surgido na região da Roma antiga e ganhou fama mundial após a Segunda Guerra Mundial quando as tropas norte-americanas retornaram da Itália trazendo consigo esta maravilhosa receita, tornando-a popular nos EUA. O nome Carbonara aparece pela primeira vez na literatura em 1839 no livro Cucina Teorico-Pratica do escritor culinário napolitano Ippolito Cavalcanti. Dentre as várias teorias aceitas sobre a história da receita, algumas se destacam.
Uma possibilidade é que as pessoas que trabalhavam nas minas de carvão, os carvoeiros, gostavam muito do prato, o que gerou uma derivação de “carbone” (carvão, em italiano) e criou-se o nome Carbonara.
Outra hipótese defende que o Carbonara surgiu a partir de uma evolução da tradicional massa romana cacio e pepe (queijo e pimenta do reino), e que o nome deriva da cor preta da pimenta-do-reino usada na receita e também pelo carvão dos antigos grelhadores utilizados para preparar o prato.
Embora menos aceito, alguns historiadores garantem que a famosa receita tenha nascido em Carbonia, um povoado a oeste da cidade de Cagliari, capital da Sardenha, e foi criado por um cozinheiro romano que se mudou para a região. Também existe a hipótese do Carbonara ter recebido este nome por conta dos pedaços de guanciale da receita que lembrariam pequenos pedaços de carvão.
A receita original do Carbonara
O Carbonara possui uma receita original, por assim dizer. Isso significa que há um passo a passo mais tradicional para se fazer a receita, ainda que existam inúmeras variações do mesmo prato de acordo com o gosto pessoal de cada um.
Vamos ver agora quais ingredientes utilizar na receita do Carbonara e saber como preparar esse prato tão gostoso.
Ingredientes do Carbonara
Os ingredientes que você vai precisar para fazer o Carbonara são esses:
– 500g de macarrão espaguete.
– 200g de guanciale maturado em cubos.
– 200g de queijo pecorino (queijo de ovelha) ralado.
– 4 gemas de ovos.
– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo do Carbonara
Agora, você deve seguir alguns passos para fazer a receita original do famoso Carbonara. Siga as recomendações com atenção para não errar em nenhum ponto da receita.
– Coloque água com um pouco de sal em uma panela grande em fogo alto para cozinhar o macarrão, que deve ser colocado inteiro, sem quebrar nenhuma parte. Adicione o macarrão somente após a água ferver. O ponto da massa deve ser al dente, então leia atentamente as recomendações de tempo de cozimento na embalagem e siga à risca.
– Enquanto o macarrão cozinha, pegue uma frigideira grande e depois que ela esquentar, você já pode colocar a porção em cubos de guanciale para dourar em fogo baixo por mais ou menos 10 a 15 minutos, até que fiquem bem dourados e crocantes. A saborosa gordura do guanciale vai se soltando aos poucos e cobrindo os cubos, os fritando por imersão. Mexa um pouco para que frite por igual. Quando estiverem crocantes e douradinhos retire da frigideira e reserve.
– Enquanto o macarrão termina de cozinhar iremos preparar os outros ingredientes. Quebre os ovos e separe as gemas em uma tigela. É muito importante utilizar somente as gemas e reservar as claras. Com as 4 gemas na tigela, adicione o queijo pecorino ralado bem fininho e mexa bem para criar uma massa homogênea de queijo e gema de ovo.
– Adicione a pimenta-do-reino na liga de gema/queijo para que o sabor fique acentuado.
– Na sequência precisaremos de muita atenção e velocidade para finalizar o prato, portanto é muito importante que tudo esteja pronto e ao alcance. Se achar necessário, peça ajuda para alguém.
– Antes de retirar o macarrão da fervura, retire 1 xícara de água que contém o amido do macarrão e despeje na frigideira desligada e com a gordura do guanciale já mais fria. Mexa muito bem e vá adicionando a pasta de queijo/ovos. O amido da água do macarrão ajuda a criar a emulsão.
Quando o queijo estiver bem derretido e a mistura bem homogênea e lisinha, retire a pasta da água com um pegador e coloque na frigideira sempre fora do fogo. Mexa muito bem para espalhar o molho na pasta. O calor do macarrão vai cozinhar esta liga, formando um delicioso molho cremoso que vai se derretendo e se misturando ao macarrão.
– Atenção: O macarrão precisa ser mexido constantemente enquanto as gemas são misturadas, uma vez que elas têm que ter o aspecto de molho cremoso e não podem ficar endurecidas, comprometendo o resultado da receita.
– Evite reacender o fogo, isso pode causar a coagulação dos ovos, dando aspecto de ovo mexido a massa.
- Caso o molho ainda esteja muito denso e pesado, pode adicionar mais água do cozimento. Por isso recomendamos que não o escorra, e sim o tire da panela com um pegador. Essa dica vale também para quando ocorra um atraso na hora de servir, podendo adicionar mais um pouquinho de água e mexer na frigideira para servir novamente com o molho bem cremoso.
Pronto, a receita original do Carbonara está finalizada com sucesso! Este prato serve bem entre três e quatro pessoas e leva de 20 a 30 minutos para ser preparado.
Sugestões de finalização do Carbonara
O visual do prato conta muito na hora de comer, não é mesmo? Com o Carbonara, não é diferente.
Pensando nisso, nós temos algumas sugestões para você finalizar o prato do Carbonara e servi-lo de maneira bonita aos olhos:
– Esquente um pouco o recipiente que receberá o Carbonara, seja um prato ou uma travessa, por exemplo. O calor vai preservar a consistência do macarrão e o deixará pronto para comer por mais tempo.
– Ponha um pouco do queijo pecorino ralado em cima do Carbonara, tendo cautela para colocá-lo por toda a massa.
– Finalize a decoração do Carbonara com alguns cubos de guanciale por cima e uma pitada de pimenta do reino, dando um toque de elegância ao prato.
Kit O Verdadeiro Carbonara da Coldsmoke
Que tal preparar o seu Carbonara com um kit completo feito por quem entende do assunto?
A Coldsmoke conta com o Kit O Verdadeiro Carbonara elaborado especialmente para os amantes da culinária italiana que querem comer um prato diferenciado e original.
Clique aqui, compre o Kit O Verdadeiro Carbonara da Coldsmoke e prepare essa deliciosa receita para a sua família.
O conteúdo foi útil para você? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer a receita original do famoso Carbonara.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Coldsmoke, produzimos sobre receitas e outros assuntos relacionados.