O Guanciale Muito Além do Carbonara

Você sabia que o Guanciale não é usado apenas para fazer o tradicional molho Carbonara? É isso mesmo, essa carne de porco pode ser aproveitada de diversas maneiras na cozinha para agradar até mesmo os paladares mais exigentes.

Confira agora as 10 receitas que usam Guanciale no seu preparo e que vão te surpreender com o resultado. Garantimos: você vai salivar ao ler cada receita.

Spaghetti alla Carbonara

Spaghetti alla Carbonara é um prato clássico da culinária italiana, conhecido por sua simplicidade e sabor incrível.

O Guanciale tem o seu destaque nesta receita, pois proporciona um sabor intenso e complexo característico da salumeria ao molho.

Para preparar essa delícia, você vai precisar de Guanciale em cubos, gemas de ovos, queijo pecorino (de ovelha), pimenta-do-reino e, é claro, spaghetti cozido al dente. Ao combinar esses ingredientes, você terá um prato cremoso e irresistível.

Supplì alla Carbonara

Para aqueles que desejam explorar uma opção de petisco diferenciado, o Supplì alla Carbonara é uma escolha excelente. Esse bolinho de arroz recheado é uma variação inspirada na clássica receita de Carbonara.

O Supplì alla Carbonara consiste em um bolinho de risoto recheado com Guanciale crocante, queijo pecorino e uma pitada de salsinha.

Após a fritura, o recheio derrete e se torna irresistivelmente cremoso, o que cria uma explosão de sabores na boca.

Esses bolinhos são uma alternativa criativa aos tradicionais arancini que você pode oferecer aos seus convidados, já que ele vai saciar o desejo por um petisco delicioso.

Spaghetti all’Amatriciana

O Spaghetti all’Amatriciana é um prato da culinária italiana que tem o Guanciale como um dos protagonistas.

Nessa receita, o Guanciale é frito até atingir um ponto crocante e, em seguida, combinado com tomates, queijo pecorino, pimenta-do-reino e vinho branco. Essa mistura cria uma verdadeira explosão de sabores.

O gosto intenso do Guanciale é compensado pela acidez e suculência dos tomates, enquanto o queijo pecorino adiciona um toque salgado ao prato. A pimenta-do-reino dá um toque picante e aromático e eleva ainda mais os sabores dessa receita, já que abre suas papilas gustativas.

Servido com massa al dente, o Spaghetti all’Amatriciana é um prato que se destaca pela sua simplicidade e pela maneira como cada ingrediente se complementa.

Pasta alla gricia

A pasta alla gricia valoriza a simplicidade e a qualidade dos ingredientes. Essa receita, originária da região de Lazio, é conhecida por sua combinação perfeita de Guanciale, queijo pecorino, pimenta-do-reino, vinho branco e massa.

Ao contrário de outros pratos de massa, a pasta alla gricia não utiliza molho de tomate, detalhe que faz com que o sabor rico e suculento do Guanciale se destaque.

O Guanciale é frito até ficar crocante para liberar seu sabor intenso e, depois, misturado com a massa al dente a fim de criar uma harmonia entre sabores e texturas.

O queijo pecorino, com seu sabor salgado, adiciona uma camada extra de sabor ao prato, e a pimenta-do-reino entrega um toque picante e aromático.

Bucatini con fiori di zucca, Guanciale e zafferano

Em uma abordagem mais inovadora, o bucatini con fiori di zucca, Guanciale e zafferano é uma receita que equilibra sabores e texturas de um jeito único.

Nessa preparação, o Guanciale crocante se junta ao bucatini, uma massa similar ao espaguete, porém com um buraco no centro que a deixa absorver o molho.

O destaque desse prato são as flores de abobrinha, conhecidas como fiori di zucca, que dão uma delicadeza ao prato.

Além disso, o açafrão (zafferano) é adicionado para proporcionar uma coloração vibrante e um toque aromático. O Guanciale, com seu sabor intenso, contrasta bem com a suavidade das flores de abobrinha e o aroma sutil do açafrão.

Leia este artigo também: Guanciale – Conheça Mais Sobre Esta Iguaria Gastronômica

Pasta alla zozzona

A pasta alla zozzona une o Guanciale com outros ingredientes deliciosos para compor uma massa bastante saborosa.

O Guanciale é frito até ficar crocante e, em seguida, misturado com queijo pecorino ralado, tomate cereja, linguiça e gemas batidas.

Os ingredientes são incorporados ao rigatoni cozido para obter um prato de sabor e textura intensos.

Pasta gamberi e Guanciale

A junção entre camarão e carne de porco vale a pena ser provada com a receita de pasta gamberi e Guanciale, ao melhor estilo Surf and Turf, combinação entre ingredientes com origem do mar e do pasto.

Aqui, o Guanciale é refogado até ficar dourado e crocante, ao mesmo tempo em que os camarões são cozidos com alho, manjericão e pimenta-do-reino.

Na sequência, o Guanciale e os camarões são misturados com a massa paccheri (massa em formato de tubo) e o molho de tomate. Assim, o Guanciale acrescenta uma nota de carne curada e salgada ao gosto já marcante dos camarões.

Pasta cavolfiore e Guanciale

A pasta cavolfiore e Guanciale é uma opção interessante para quem gosta da suavidade do couve-flor em um contraste com a intensidade do Guanciale.

O Guanciale é frito com tomilho e pimenta-do-reino para ficar crocante e destacar seu sabor ao prato. Depois, a couve-flor é cozida até ficar macia e levemente dourada.

Então, o Guanciale e a couve-flor são envolvidos no penne al dente. O resultado é um prato diferenciado, onde o Guanciale realça os sabores sutis da couve-flor.

Paccheri cremosi con Guanciale e pistacchio

A receita de paccheri cremosi con Guanciale e pistacchio envolve a fritura do Guanciale e o pistache cortado em pequenos pedaços.

Os dois ingredientes vão para um molho preparado com Guanciale refogado, creme de leite e queijo parmesão ralado. Logo após, o paccheri é cozido al dente e vai para o molho cremoso.

A textura suave do paccheri, a crocância do Guanciale e a riqueza do pistache geram uma experiência gastronômica fora da curva.

Risotto con crema di piselli e Guanciale

Também tem receita para os amantes de risoto: o risotto con crema di piselli e Guanciale. Assim como em outras receitas, o prato conta com o Guanciale frito.

Enquanto isso, um creme de ervilhas é preparado com ervilhas frescas, hortelã e queijo parmesão. Esse creme é incluído no arroz, juntamente com o caldo de legumes e o Guanciale crocante.

Dessa forma, se tem um um risoto de dar água na boca com a cremosidade das ervilhas e o gosto forte do Guanciale.

Faça as receitas com o Guanciale da ColdSmoke

Ficou animado para fazer as receitas que nós apresentamos? Então aproveite para preparar esses pratos com o Guanciale de qualidade da ColdSmoke. Neste link, você adquire o nosso Guanciale de 200g.

Confira também os outros produtos cozidos, defumados, embutidos e maturados que dispomos na nossa loja.

O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam conhecer as receitas que podem ser feitas com o Guanciale e que vão além do Carbonara.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da ColdSmoke, produzimos sobre Guanciale, receitas, charcutaria e outros assuntos relacionados.

Sobre a Cold Smoke

Charcutaria artesanal especializada na fabricação artesanal de produtos defumados, embutidos, curados e cozidos de alta qualidade.

Publicações recentes

Conheça também