O Speck pode até ser uma novidade para algumas pessoas, um detalhe importante a respeito do Speck que precisamos frisar logo de início é que ele é uma espécie de presunto cru italiano levemente defumado.
Vamos ajudar você a entender melhor a definição do Speck e como pode ser utilizado na cozinha para preparar pratos incríveis.
Conhecendo o conceito e a origem do Speck
A origem do Speck está muito ligada à Itália do século 13, principalmente na região europeia do Tirol Meridional e ainda mais especificamente na província de Bolzano, que fica localizada no norte da Itália.
Foi lá onde este alimento começou a ganhar o paladar das pessoas e se tornou um ingrediente de muito valor na cozinha.
No início, o Speck era feito de modo artesanal entre as famílias italianas e só passou por um processo industrial de produção a partir da década de 1960.
A União Europeia classifica o Speck como um produto com Denominação de Origem Protegida (DOP), significando que o nome deste alimento é certificado e atestado como sendo originário da região da qual ele pertence.
A forma como o Speck é preparado
Para iniciar o preparo do Speck, é necessário desossar o pernil do porco, processo que já o diferencia de tantos outros tipos de presuntos.
Em seguida, é necessário temperar e salgar a carne com diversas especiarias a gosto, dos quais os mais recomendados são o alho, noz-moscada e louro, mas você ainda pode incrementar com aqueles temperos que preferir.
Então, a leve defumação do Speck tem início em uma temperatura menor que 20 °C (defumação a frio), por mais ou menos 24h continuamente.
O processo de defumar a carne deve ser feito com madeira de boa qualidade e em uma distância adequada entre a fonte de calor que libera a fumaça e o Speck, controlando de perto a temperatura e a umidade.
Depois, o Speck precisa passar por uma maturação no tempo de até 120 dias, não devendo exceder esse período para que o sabor da carne fique leve e a peça realmente fique com o aspecto de ligeiramente defumada.
Como resultado da defumação e da maturação, o Speck ainda mantém a aparência de presunto cru, no melhor estilo da culinária italiana.
Recomendamos que você leia este artigo na sequência também: Guanciale – Conheça Mais Sobre Esta Iguaria Gastronômica
Utilizando o Speck nas suas receitas
Com relação ao uso do Speck na cozinha, nós garantimos que este presunto levemente defumado é versátil e permite várias combinações de acordo com o gosto pessoal de cada um.
O Speck é muito utilizado em entradas de almoços e jantares, em tábuas de frios que servem como aperitivos, em lanches para refeições rápidas e também em receitas um pouco mais elaboradas sendo o ingrediente principal.
Logo abaixo, nós vamos sugerir o preparo de uma receita em que você vai utilizar o Speck para dar um toque especial ao prato.
Risoto de açafrão e Speck
O risoto de açafrão e Speck é uma receita perfeita para você que quer um prato mais prático de ser preparado para aproveitar esse presunto cru.
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– 300g de arroz para risoto;
– 600ml de caldo de legumes;
– 150g de Speck picado bem fininho;
– 100ml de vinho branco;
– 1 colher de chá de açafrão;
– 50 ml de azeite de oliva;
– 2 dentes de alho amassados;
– 1 cebola picada;
– 1 colher de sopa de manteiga;
– 1 pitada de pimenta-do-reino;
– Sal a gosto.
O preparo do risoto de açafrão e Speck é bastante simples e você pode começar dourando a cebola e o alho em uma panela com o azeite de oliva. Depois disso, coloque o Speck e o arroz e mexa por dois minutos para eles pegarem cor e gosto.
Agora, o vinho branco entra em cena e deve ser mexido até evaporar. Acrescente aos poucos o caldo de legumes e mexa bem para que o arroz absorva aos poucos, cozinhando lentamente e para que desenvolva a cremosidade.
Quando o arroz estiver quase cozido, coloque o açafrão, a colher de manteiga, mexa muito bem, desligue o fogo e tampe a panela por uns 5 minutos para que o arroz termine de absorver os ingredientes.
Você pode decorar o prato com queijo ralado e salsinha. Essa receita serve bem duas pessoas.
Adquira um Speck fresquinho na Cold Smoke
A qualidade do Speck é realmente tão expressiva que nós temos a certeza de que você não vai abrir mão de contar com esse ingrediente na sua casa para preparar receitas ao menos uma vez por mês.
A boa notícia é que você pode encontrar um Speck fresquinho sempre que quiser e a qualquer momento aqui na Cold Smoke, tendo a certeza de que estará adquirindo uma iguaria diferenciada.
O nosso Speck tem um sabor inconfundível e é temperado com sal, alho em pó, páprica defumada, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, pimenta jamaica, louro em pó. O pacote conta com o Speck em fatias e tem 100g.
Clique aqui para comprar o nosso Speck hoje mesmo e comece a usá-lo para preparar aquele prato delicioso que você tanto está querendo.
Não deixe de conferir também a nossa loja, que conta com uma série de produtos cozidos, defumados, embutidos e maturados especialmente preparados para você fazer receitas com ingredientes de qualidade.
O que você achou do conteúdo? Conte a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conhecer mais a respeito do Speck.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Cold Smoke, produzimos sobre Speck, receitas, charcutaria e outros assuntos relacionados.